Curso Marketing Pessoal e Produção de conteúdoPowered by Rock Convert

Muitos tradutores têm a falsa ideia de que seu trabalho se limita a traduzir textos e documentos e fogem de tarefas importantíssimas como marketing digital e a contabilidade. Bem, qualquer freelancer precisa estar consciente de que terá de lidar com essas funções mais cedo ou mais tarde.

Seja você um tradutor iniciante, de nível intermediário ou super experiente, é necessário dominar certas técnicas de marketing pessoal para tradutores se quiser ter sucesso em sua carreira como tradutor freelancer.

Você pode ser o melhor tradutor do mundo, mas se não for capaz de expor seu potencial, ninguém conseguirá encontrá-lo e muito menos contratá-lo.  É importante ressaltar que todo esse processo levará você a construir a reputação de sua marca profissional.

Uma pesquisa recente demonstrou que freelancers devem gastar pelo menos 25% de seu tempo com seu marketing pessoal. Sim, isso pode ser visto como um grande investimento, mas você precisa vender seu produto (que, neste caso, é seu serviço) e como você trabalha sozinho, ninguém poderá fazer isso por você.

Seu objetivo final ao promover suas ideias, seus talentos e seus pontos fortes é se destacar da abundante concorrência e aumentar sua credibilidade para que consiga obter clientes de maneira consistente.

Evidentemente, dependendo do caso e de sua situação, você poderá contratar um profissional para cuidar disso, mas essa não é a realidade da grande maioria dos tradutores freelances, que precisam fazer quase tudo isso sozinhos.

Autopromoção ou Marketing pessoal?

Para que você entenda melhor o que é isso, vamos à definição: autopromoção é o uso de ferramentas como mídias sociais, marketing e branding a fim de tornar seus serviços, conhecimentos, interesses, habilidades e talentos conhecidos pelo público.

A autopromoção é tão antiga que remonta à criação das primeiras empresas – até mesmo os primeiros trabalhadores da Revolução Industrial tiveram que se autopromover para conseguir emprego.

A autopromoção está por toda parte, caso você não tenha notado. Folhetos afixados em mercados, bibliotecas e restaurantes são formas mais ‘antigas’ de autopromoção, assim como anúncios na TV e nos jornais.

Atualmente, no entanto, o marketing pessoal é feito predominantemente online, sobretudo nas mídias sociais e nos sites de freelancers.  A internet oferece um espaço conveniente e fácil de usar para que você divulgue seu trabalho e exponha seu know-how para seus futuros clientes.

É interessante perceber aqui que a atual forma de alcançar as pessoas é através do marketing pessoal, dividindo conhecimentos, atuando de forma ativa, mas não como um vendedor insistente.

Como fazer Marketing de maneira eficaz

Agora que você já entendeu a importância de fazer seu marketing pessoal como tradutor freelancer, vejamos algumas dicas que ajudarão você ao longo do processo:

  • Aumente sua Presença Online

Para entrar no radar de clientes em potencial, você deve estar sempre ‘online’ e disponível. O que isso quer dizer? Você deve ser ativo nas redes sociais, fóruns e comunidades online do setor. Portanto, é importante deixar comentários em blogs, responder perguntas em fóruns e criar perfis em sites de freelancer listando suas habilidades, experiências e informações de contato.

  • Faça Networking através de Redes Sociais

Estabelecer uma forte presença nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, Twitter e até mesmo Instagram – é uma ótima maneira de alavancar sua carreira como tradutor freelancer. Você deve utilizar essas plataformas como espaços online para falar de sua expertise e, como resultado, atrair e fidelizar clientes.

Cabe ressaltar que muitas oportunidades profissionais podem surgir a partir de indicações de colegas, amigos ou parentes, principalmente no início de sua carreira.

Portanto, não subestime o poder das redes sociais quando o assunto é fortalecer sua marca! Elas são muito mais valiosas do que você imagina!

Leia também:

  • Seja Interessante

Existe uma grande diferença entre se gabar e fazer marketing pessoal de maneira interessante. Muitas pessoas acham que fazer marketing significa simplesmente descrever o quão maravilhoso é.

Bem, você deve sim mostrar suas habilidades e principais credenciais, mas isso deve ser feito de maneira atrativa para seu público. Lembre-se de que o bom vendedor é aquele que desperta no cliente a vontade de comprar de maneira orgânica.

Escrita criativa e StortyllingPowered by Rock Convert

Portanto, em vez de exibir estatísticas impressionantes sobre sua performance e se autoelogiar excessivamente, conte sua história real.

Essa é uma estratégia que dá muito resultado entre freelancers, pois histórias são envolventes e ajudam a criar uma imagem sólida e autêntica.

Além disso, mantenha-se consistente e faça publicações com frequência em seu site ou em suas redes sociais para que seu público conheça você cada vez melhor.

  • Crie um perfil em portais mais renomados do setor

Ter um perfil nos sites mais conceituados do mercado é uma ótima maneira de estabelecer sua marca online. Portais como TranslatorsCafe.com e Proz.com são ótimos, pois além da enorme oferta diária de trabalhos, eles também permitem que você faça networking com outros tradutores e se sinta cada vez mais integrado e informado sobre o que está acontecendo em sua comunidade.

Ter a sensação de pertencimento é algo muito importante, tanto para tradutores novatos que precisam de dicas e incentivos constantes, quanto para tradutores mais experientes, pois sempre aprendemos algo novo com colegas e com aqueles que iniciam na carreira.

  • Mostre em que você é especialista

O mercado tem altos e baixos, mas isso ocorre não somente no mercado de tradução. É algo normal e a lei da oferta e procura funciona. Ser só mais um tradutor muitas vezes já não é o suficiente. É preciso ser um especialista na área e forma em que deseja atuar.

Nem sempre o correto é aquilo que todos fazem. Pode-se, por exemplo, “criar novas formas de trabalhar”, misturando o seu conhecimento adquirido no mercado de tradução com outros conhecimentos para oferecer um serviço único e diferenciado.

Aliar seu conhecimento linguístico ao seu conhecimento específico atrairá clientes que procuram uma abordagem verdadeiramente especializada.

  • Entre em contato com agências de tradução

Outra maneira pela qual um tradutor freelancer pode conseguir trabalho é entrando diretamente em contato com agências de tradução e fazendo seu marketing pessoal de maneira eficiente.

Basta fazer uma pesquisa no Google e enviar uma mensagem no próprio site da empresa ou para o e-mail informado no referido site. Faça a pesquisa que todo tradutor de alma sabe fazer sobre a agência em que pretende trabalhar.

Escreva um email falando sobre sua experiência, tarifas e especializações. Não esqueça de revisar seu texto de apresentação, afinal, você trabalha com idiomas e não pode cometer erros de gramática ou ortografia em hipótese alguma – seus futuros clientes estarão muito atentos à sua escrita.

Comece seu marketing pessoal

É inegável que algumas pessoas têm mais facilidade de se autopromover do que outras, mas caso você seja introvertido ou não tenha muita aptidão para isso, não se preocupe!

Por mais clichê que isso possa parecer, a prática levará você à perfeição e quanto mais você tentar diferentes estratégias de marketing, maiores serão as chances de encontrar uma que combine com você e faça sua carreira deslanchar.

Conclusão

Construir uma reputação sólida como tradutor freelancer não é algo que possa ser feito da noite para o dia – é um trabalho que exige esforço, dedicação e persistência.

No entanto, graças à Internet, a construção do marketing pessoal se tornou uma tarefa muito mais simples e acessível para todos.

Para que seus futuros clientes cheguem ao ponto de contratar seus serviços, eles precisam, antes de mais nada, conhecer você. Portanto, use e abuse das redes sociais, apresente um perfil interessante, seja ativo e interativo, especialize-se.

Atualmente, os tradutores freelancers de maior destaque no mercado além de serem especialistas nos pares de idiomas com os quais trabalham também têm uma excelente compreensão do mundo do marketing digital.

Portanto, não fique para trás e comece hoje mesmo a desenvolver um excelente marketing pessoal!

Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais!

babbelPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.