Curso Marketing Pessoal e Produção de conteúdoPowered by Rock Convert

Para ter sucesso na carreira de tradutor de espanhol ou outro idioma é fundamental que você utilize a internet e a tecnologia como suas aliadas. É possível ganhar grande alcance através das redes sociais, por exemplo.

As redes sociais se tornaram absolutamente populares por unirem fãs, artistas, consumidores e marcas em um mesmo ambiente. Com isso você pode aproveitar esses espaços virtuais também para divulgar seu trabalho com tradução.

Com certeza você tem ao menos 1 perfil em uma rede social. Se não tem, chegou a hora de pensar em dedicar um pouco de tempo para ela. Afinal, são milhões de acessos diários que tornam essas as páginas mais movimentadas de toda a web.

O melhor de tudo é que você pode escolher uma rede social que tenha mais a ver com o seu perfil, considerando que existem diferentes tipos, com diferentes finalidades.

Se você vai usar o Facebook, o Instagram ou o Twitter a decisão é sua. O importante é saber como tirar o máximo dessa experiência, utilizando as redes para ter sucesso na carreira de tradutor.

Leia também:

Quais são as Melhores Redes para o Tradutor?

A resposta é depende. Depende de sua estratégia de marketing, o cliente que você deseja alcançar ou a persona que você construiu como seu cliente ideal.

  • Facebook:

Com certeza essa é a rede social que aparece no topo da lista. O Facebook foi lançado em 2004, chegou no Brasil pouco tempo depois. Se tornou a maior rede social do planeta, contando com bilhões de usuários.

Podemos dizer que o Facebook revolucionou a maneira como nos comunicamos. Através das páginas e das comunidades as marcas conseguiram uma aproximação com seu público.

O que antes era um ambiente perfeito para manter contato com aquele seu colega de infância acabou se tornando um dos ambientes mais férteis para os negócios.

Mas, é bem verdade que não é uma rede social focada na vida profissional. Entretanto, quem administra suas redes é você, portanto tem a capacidade de escolher como irá atuar, com quais pessoas irá se relacionar e assim por diante.

  • Como usar o Facebook para divulgar o seu trabalho de tradutor?

Você pode ter sucesso na carreira de tradutor usando o Facebook como seu grande aliado. Nesse caso, a dica é que você mantenha uma página para divulgar seus trabalhos e produzir conteúdo de qualidade para o seu público.

Outra possibilidade é profissionalizar o seu perfil. Ao invés de usar o espaço para assuntos pessoais, você pode tornar o seu Facebook uma vitrine de sua atuação como tradutor.

Somente no Brasil são mais de 130 milhões de usuários cadastrados nessa rede. Imagine você o alcance impressionante que pode conseguir se souber como administrar isso a seu favor?

Instragram, a Rede Social voltada para Imagens

Outra rede social que faz muito sucesso e que também pode lhe ajudar a ter na divulgação de seu trabalho como tradutor é o Instagram. O Instagram foi criado em 2010 e hoje reúne mais de 1 bilhão de usuários também.

Um dos motivos pelo grande sucesso é a possibilidade de criar conteúdos variados como fotos, textos, vídeos rápidos ou de até 15 minutos.

Além disso, é um dos canais mais utilizados para quem quer fazer uma live! Se você quer divulgar e ter sucesso em sua divulgação profissional com certeza pode ter um perfil nessa rede.

O Instagram é dinâmico e é uma das redes sociais mais rentáveis. Não é fácil conseguir uma marca grande de seguidores, mas se você fizer isso terá retorno financeiro.

  • Como divulgar seu trabalho no Instagram?

Você deve estimular o engajamento para que mais e mais pessoas comentem, compartilhem e interajam em suas publicações. Você pode fazer isso através de posts, stories, enquetes entre outras ferramentas oferecidas pela plataforma.

Escrita criativa e StortyllingPowered by Rock Convert

O Instagram é muito movimentado. Então, crie conteúdos atrativos, que divulguem o seu trabalho como tradutor e que tragam o público para perto de você.

Também é um caminho interessante para que você divulgue seu site, por exemplo.  Crie posts que migrem diretamente para uma página informativa ou de contratação de seus serviços.

Seja criativo!

Eduque a sua Audiência com o Twitter

Quando a internet teve o seu ápice, uma das coisas que pudemos notar é que a comunicação se tornou cada vez mais rápida. O Twitter é uma prova disso.

A rede social permite que você crie conteúdos com a quantidade máxima de 280 caracteres. Para quem trabalha com tradução isso é suficiente para divulgar e captar mais clientes.

  • Como usar o Twitter para divulgar o seu trabalho?

A forma mais eficaz de divulgar e ter sucesso na carreira de tradutor através do uso do Twitter é com as famosas hashtags. Elas permitem que você coloque o seu conteúdo no radar do público-alvo.

É importante lembrar que essa rede social usa uma comunicação rápida e sucinta. Então é um ambiente interessante para educar a audiência, oferecendo informações úteis a respeito da atuação do tradutor.

O Linkedin não é só para Currículos

Independentemente de qual seja a sua profissão, ter um currículo cadastrado em um site de confiança e que detenha grande parte dos acessos dos recrutadores é importante.

O LinkedIn é esse ambiente. Você pode explorar seu currículo e suas habilidades através desse site.

Mas, para aqueles que são tradutores freelances ou empresários, a rede é um lugar especial para a captação de clientes e conquistar posicionamento.

  • Como usar o LinkedIn para seu sucesso?

Você pode usar o LinkedIn criando conexões com agências, empresas e profissionais do ramo. É uma excelente oportunidade para praticar o bom e velho networking.

Você também pode criar conteúdo explicativo e de interesse dessas pessoas, de modo que conheçam um pouco mais sobre suas habilidades e seu conhecimento a respeito do mercado de traduções.

Mas, fique atento o seu relacionamento pode estar ligado também a empresas e empresários do ramo de sua especialização como tradutor.

Youtube

Se você tem um perfil mais arrojado, gosta de falar em frente às câmeras e não se sente acanhado com sua própria imagem, uma alternativa é criar um canal no Youtube.

O Youtube é tão importante e potente para o marketing atual, que surgiu uma profissão hoje muito cobiçada, principalmente pelos jovens, os “youtubers”, pessoas que ganham dinheiro produzindo vídeos e conteúdos.

  • Como ganhar dinheiro com Youtube:

No Youtube existem muitas possibilidades, isso irá depender de cada pessoa. Pode-se criar um canal ensinando gramática, falando de viagem, particularidade do idioma, orientando, ensinando novos tradutores e muitas outras formas de expor o seu trabalho e tornar-se conhecido como tradutor.

Outra ideia é oferecer um canal de curiosidades sobre a cultura dos países de língua espanhola ou sobre o próprio idioma. O segredo é criar algo que seja interessante e atraia o seu público.

O que as redes sociais têm em comum?

Todas essas redes podem ser suas aliadas na hora de buscar pelo sucesso. Você só precisa explorar e entender como usar cada uma delas.

Além de criar perfis profissionais para efetivamente falar de seu trabalho é importante criar conexões, entrar em fóruns e comunidades e se manter ativo entre os tradutores.

Aproveite o excelente alcance e use as redes sociais para conseguir sucesso na carreira de tradutor, conquistando mais clientes e tornando o seu nome mais popular entre os profissionais. 

babbelPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.