Queremos compartilhar dicas para melhorar o seu espanhol. Para começar vamos falar um pouco sobre a história da língua e logo partiremos para dicas para aprimorar o seu espanhol.

Um pouco de História

Precisamos iniciar falando do latim, que originou a língua espanhola.

Ele se propagou pelo Mediterrâneo e por grande parte da Europa Ocidental em função da expansão do Império Romano, resultando nas seguintes línguas românicas: espanhol, português, italiano, francês, romeno, catalão, romeno e sardenho.

Dessa forma, a língua espanhola é proveniente do latim vulgar falado por grande parte do povo que formava a Península Ibérica.

Posteriormente, ganhou a denominação de castellano (castelhano) pelo fato de os reis residirem no reino de Castilla (Castela).

Após a Espanha se constituir como nação, o idioma foi oficialmente chamado de “espanhol”, a fim de uniformizar a língua, apesar de alguns povos ainda se referirem a ele como castelhano.

Espanhol idioma oficial de muitos países

Entretanto, como é de conhecimento geral, o espanhol também é o idioma oficial de inúmeros outros países, que introduziram variações da língua e dialetos próprios ao redor do mundo, em especial nos países da América Latina (à exceção do Brasil, Guianas, Haiti e certas ilhas do Caribe).

Até mesmo dentro da própria Espanha existem muitas variações da língua.

O fato de o Brasil estar inserido no MERCOSUL, bloco de livre comércio composto também por Argentina, Paraguai e Uruguai, reforça ainda mais a influência da língua espanhola, principalmente para quem trabalha no setor de idiomas.

Devido a essa crescente importância do espanhol não só no Brasil, mas também no cenário mundial, resolvemos dar aqui algumas dicas fundamentais para você aprimorar seus conhecimentos neste poderoso idioma.

Leia também:

A língua espanhola no mundo

O que é espanhol neutro

O humor espanhol e a tradução

6 Dicas para aprender espanhol

Leia livros de literatura espanhola frequentemente.

Essa é a melhor forma de ampliar seu vocabulário e ainda aprender sobre a cultura e Literatura de países falantes do idioma.

Fundamental para tradutores literários e altamente recomendado para profissionais de tradução de qualquer nicho.

Na verdade, dica importante para todo aquele que deseja aprender espanhol.

Escute podcasts sempre que puder.

Atualmente, é muito fácil encontrar podcasts e rádios online através de serviços de streaming como Spotify e Itunes.

Ao tornar isso um hábito, o que é bem fácil de acontecer pois você pode ouvi-los no trânsito, fazendo tarefas domésticas ou treinando na academia, sua familiarização e entendimento do espanhol aumentarão muito.

babbelPowered by Rock Convert

Isso é importantíssimo para profissionais que trabalham diretamente com o idioma.

Assista vídeos, seriados e filmes em espanhol.

Mais uma vez, a internet e os serviços de streaming vieram para facilitar nossa evolução no mundo dos idiomas.

Assista séries, filmes ou vídeos com temas de seu interesse em espanhol e coloque as legendas também em espanhol para descobrir novas palavras e expressões e para fixar aquelas que você já conhece.

Também vale a pena assistir o mesmo filme mais de uma vez.

 Estude gramática.

Por mais que você seja profissional e fluente no idioma, sempre existe aquele ponto fraco de gramática em que surgem dúvidas ou inseguranças.

Por isso, visite sites com guias confiáveis de gramática e estude o tema que você tenha dificuldade mais a fundo.

Lembre-se que o trabalho de um tradutor está sempre associado ao estudo e à pesquisa constante.

Estude os falsos cognatos. Sempre que você tiver um tempinho, dê uma lida na lista de falsos cognatos ou “falsos amigos”.

São aquelas palavras que parecem significar algo por serem muito parecidas na semântica com a língua portuguesa, mas que na verdade possuem um significado completamente diferente.

Por mais que você tenha familiaridade com essas palavras/expressões, a lista é muito extensa e pode ser que você não conheça alguma e isso acabe prejudicando algum trabalho futuro.

Estudar nunca é demais!

Mantenha contato com um nativo do idioma.

Um erro muito comum entre tradutores profissionais é achar que já sabe tudo sobre o idioma e não precisa mais se aperfeiçoar.

Isso é um grande engano. Um bom tradutor deve continuamente buscar o conhecimento e nada melhor do que conversar com um nativo no idioma para isso, pois isso irá melhorar o seu espanhol.

Além de ganhar ainda mais fluência, você irá aprender novas palavras e expressões que enriquecerão seu trabalho.

Atualmente, existem inúmeros sites que podem ajudar você a encontrar um nativo para conversar como, por exemplo, italki e cambly. Basta fazer uma rápida busca online.

Continue estudando espanhol

Por mais que você tenha uma excelente formação (o que é imprescindível) e muita experiência como tradutor de espanhol para melhorar o seu espanhol, é fundamental que você o integre à sua vida, a fim de ganhar mais confiança e uma base ainda mais sólida.

Faça com que o espanhol seja parte de seu cotidiano. Não se lembre dele apenas quando precisar realizar um projeto.

Ao seguir as dicas expostas acima, você estará utilizando o idioma de forma mais orgânica e isso o ajudará muito em seus trabalhos.

Lembre-se de que o aprendizado de um tradutor não termina nunca. Há sempre novas palavras, expressões e estruturas a serem conhecidas.

Em conclusão, busque enriquecer seu vocabulário, aprimore a gramática, a conjugação verbal, pesquise e esteja ligado constantemente à língua espanhola para garantir traduções de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.