Tornar o seu site ou Blog multilíngue, ou seja, traduzir para espanhol e inglês pode trazer muitos benefícios e é sobre isso que vamos falar hoje.

No texto falamos sobre “Como aumentar o tráfego do seu site com tradução“, mas hoje traremos um enfoque um pouco diferente.

Atualmente, mais de 6500 línguas são faladas por cerca de 7 bilhões de pessoas.

Em nosso mundo globalizado e cada vez mais conectado pela internet, as empresas e negócios que saem na frente são, certamente, aqueles que conseguem alcançar o maior número de pessoas possível.

E qual seria, então, a melhor maneira de fazer isso?

Como Aumentar o Alcance usando Site ou Blog Multilíngue

Uma das formas mais comuns, inteligentes e econômicas de aumentar seu alcance é através de sites e blogs multilíngues.

Nesse sentido, se você deseja impulsionar suas vendas, uma excelente ideia é começar agora mesmo a traduzir todo o conteúdo de sua página web.

Obviamente, é notória a importância de disponibilizar seu conteúdo em inglês, a língua universal e oficial da internet; no entanto, você não deve se limitar a esse idioma, pois 85% dos usuários da internet são nativos de outros idiomas, tais como:

  • chinês
  • espanhol
  • árabe
  • português
  • japonês
  • russo
  • alemão
  • inglês
  • francês ou
  • malaio.

Particularmente para nós, brasileiros, o espanhol é um idioma que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário político, econômico e cultural, sendo também o terceiro idioma mais falado no mundo – é a língua nativa de mais de 20 países.  

Portanto, se você tem planos de expandir seus negócios para o poderoso mercado da América Latina ou até mesmo o mercado europeu, traduzir seu site ou blog para o espanhol é requisito obrigatório.

Se você possui um negócio, é preciso que leve em consideração que as pessoas preferem navegar em sites, obter informações e comprar bens e serviços em seu idioma nativo.

Pesquisas demonstram que 72,1% dos consumidores gastam a maior parte de seu tempo em sites e blogs com conteúdo em sua própria língua e mais da metade dos consumidores dessa mesma pesquisa disseram que estariam mais dispostos a pagar por algo caso as respectivas informações estejam em seu idioma.

Esse fato por si só já seria o suficiente para que você entendesse a importância de traduzir seu website para outras línguas.

No entanto, apresentaremos neste artigo, de forma geral, mais motivos para que você traduza sua página agora mesmo.

Por Que Você Deve Traduzir seu Site ou Blog?

 Vantagem sobre seus concorrentes 

Existem muitos sites na Internet, mas poucos apresentam conteúdo em mais de um idioma.

Se seus concorrentes ainda não traduziram seus websites, ao fazer isso você estará um passo à frente deles. Isso será um grande diferencial para seu negócio, uma vez que seu alcance simplesmente multiplicará.

Dica: É sempre recomendável apresentar somente um idioma por página. Exibir conteúdo em mais de um idioma em uma única página da Web pode ser confuso para os usuários e deve ser evitado.

Crie, portanto páginas separadas para cada idioma, a fim de facilitar a visualização e a compreensão.

Aumento da confiança e credibilidade

Mostre aos seus clientes que você se importa com eles! Sites multilíngues demonstram cuidado e apreço pelo seu público.

Existe aqui um aspecto psicológico, uma vez que, ao ter o poder de acessar a página no idioma espanhol, por exemplo, o cliente se sente especial por ter acesso a um serviço mais personalizado.

Esse benefício certamente será muito apreciado por seu público global, aumentando suas chances de fechar negócio.

A imagem de sua marca também se fortalecerá e seu website terá uma aparência mais profissional.

Perspectiva internacional ao seu produto ou serviço

Um site ou blog multilíngue está rapidamente se tornando uma das ferramentas de marketing mais lucrativas.

Além de fornecer uma excelente oportunidade para capturar novos usuários, também permite que você construa relacionamentos com clientes existentes e dê ao seu produto ou serviço uma perspectiva internacional.

Aumento de visibilidade online e melhora no ranking de mecanismos de pesquisa 

Se você fizer a tradução de seu website de maneira adequada, o SEO (Search Engine Optimization) multilíngue poderá ter grande impacto na visibilidade e classificação de seu website no ranking de busca, através da utilização de palavras-chave específicas para atrair visitantes.

Dessa forma, traduzir seu conteúdo pra espanhol ou inglês, bem como suas palavras-chave, suas chances de melhorar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa multiplicarão, oferecendo ainda mais exposição.

Expansão de negócios a nível internacional

O mercado internacional é um caminho extremamente lucrativo para as empresas que aspiram crescer.

Para ter uma presença global nos dias de hoje, as empresas precisam entrar em contato com seus clientes e a barreira linguística e cultural pode representar uma séria ameaça a qualquer expansão de negócios.

Dessa forma, se você deseja expandir-se internacionalmente, a tradução de seu website para inglês, espanhol e outros idiomas – que dependerão de seu nicho – é um passo imprescindível.

As oportunidades de ROI podem ser infinitas. Este é um investimento, portanto, que vale muito a pena e os resultados serão excepcionais.

Segmentação de público-alvo

Você terá a opção de segmentar o público-alvo que deseja alcançar.

Por exemplo, se você tem uma agência de viagens e deseja que suas ofertas atinjam apenas os usuários que falam espanhol, é possível traduzir essas ofertas de modo que atinjam apenas esse público, personalizando e segmentando o conteúdo de seu site com mais precisão.

Aumento de 100% nas vendas

Quanto mais idiomas em seu site, maior será sua participação no mercado. Cada idioma extra inserido em sua página web leva a um crescimento de 100% nas vendas.

Isso também impulsiona a continuidade de seus negócios e o marketing indireto de sua marca.

Recomendamos ainda a leitura do artigo “Como adaptar seu SEO para países e idiomas diferentes”.

CONCLUSÃO

Como vimos, os benefícios de traduzir o seu website são inúmeros e fundamentais para impulsionar seu negócio.

Donos de empresas com objetivos de longo prazo e ampla visão de negócios entendem que fazer uma conexão com o cliente utilizando seu idioma nativo é a chave para o sucesso.

Portanto, se a sua empresa pretende alcançar um público maior, obter maior credibilidade e aumentar exponencialmente suas vendas, considere tornar o seu site multilíngue.

Uma dica final muito importante: para que essa estratégia seja de fato eficaz e funcione, é fundamental que você procure um profissional qualificado para realizar a tradução de seu conteúdo com excelência.

O uso de ferramentas como Google Tradutor e afins não é o ideal uma vez que elas não conseguem captar todas as características e peculiaridades da língua.

Convido você a nos acompanhar nos próximos artigos, divulgue nossos textos na redes sociais!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.