Curso Marketing Pessoal e Produção de conteúdoPowered by Rock Convert

Estamos vivendo um dilema – tecnologias cada vez mais avançadas atendem a um público cuja capacidade de concentração é cada vez menor e, em meio a tudo isso, somos bombardeados por informações sobre todo e qualquer assunto.

A quantidade de informações é tamanha e compartilhada de forma tão rápida que temos a sensação de que nunca estamos de fato atualizados quanto ao que está acontecendo ao nosso redor.

Esse é um dos motivos pelos quais um dos tópicos de marketing digital mais em alta no momento é a curadoria de conteúdo.

O que é Curadoria de Conteúdo?

Trata-se de localizar, reunir, organizar e distribuir conteúdo relevante e de qualidade já existente de acordo com o foco de determinado setor e os interesses daquele público-alvo.  

Por que optar pela curadoria de conteúdo?

Separamos abaixo algumas das principais razões pelas quais a curadoria de conteúdo está  no topo das estratégias de marketing de qualquer negócio atualmente e por que você deve aprender a dominá-las agora mesmo:

  • Aumento de Credibilidade

A curadoria de conteúdo ajuda você a se tornar uma autoridade e uma fonte respeitada no seu setor. Ao compartilhar conteúdo de qualidade de maneira consistente, seu negócio passa a ser reconhecido como uma fonte confiável de informações de seu nicho.

Exemplo: No caso de um site de idiomas português/espanhol, ao utilizar curadoria de conteúdo de textos em espanhol retirados de fontes já estabelecidas e confiáveis, você não só estará aumentando seu alcance, mas também estará transmitindo maior credibilidade e oferecendo informações relevantes ao seu público-alvo.

  • Aumento de Conexão com Influenciadores/Experts em seu Nicho

O objetivo de qualquer influenciador é ter suas publicações amplamente compartilhadas para obter alto grau de engajamento. Portanto, ao compartilhar o conteúdo de influenciadores -dando o devido crédito e adicionando alguns comentários próprios –  você não só estará aumentando a influência deles como também estará chamando a atenção deles para seu negócio e, consequentemente, aumentando a autoridade de sua marca.

  • Otimização de Tempo

Tempo é dinheiro. Gerentes de conteúdo normalmente têm a agenda lotada de tarefas: é preciso gerenciar conteúdo para redes sociais, administrar textos do blog, fazer releases para imprensa ou para mailing list… e a lista continua.

Dessa forma, se você deseja gerar mais conteúdo e engajamento mas não quer ou ainda não tem condições de contratar copywriters para gerar conteúdo inédito isso, a curadoria surge como uma excelente alternativa.

Passo a passo para que sua curadoria de conteúdo seja bem-sucedida

  • Definição de Suas Metas – Você precisa encontrar os motivos certos para optar por determinado conteúdo.

Você pode usar a curadoria de conteúdo para elaborar boletins informativos internos ou ainda para impulsionar seu marketing.

  • Marketing – você pode usar esse conteúdo para educar e influenciar as decisões de seus possíveis clientes, ao mesmo tempo em que fortalece o posicionamento da sua marca como especialista em seu setor.
  • Gerenciamento interno – Você pode manter seus funcionários informados sobre as tendências do setor e oferecer a eles recursos valiosos que poderão ser usados para aprimorar suas habilidades no trabalho.
  • Pesquisa – Para criar uma campanha de curadoria de conteúdo bem-sucedida, você deve ser capaz de encontrar as melhores fontes possíveis. Você pode captar seu conteúdo a partir de fontes confiáveis do seu setor e/ou de fontes complementares. Quais seriam essas fontes?
  • Publicações do setor – Na maioria dos casos são revistas, jornais ou sites conceituados do referido nicho;
  • Listas do Twitter – Uma das maneiras mais inteligentes de selecionar conteúdo.

Um recurso muito útil do Twitter, no qual você pode selecionar as publicações desejadas e criar uma lista com um feed separado do feed principal.

Ao fazer isso, você pode acompanhar os últimos artigos e postagens em tempo real e se manter atualizado.

  • Feed RSS – Esse é um tipo de feed da Web que dá aos usuários acesso a atualizações de qualquer tipo de conteúdo on-line. O navegador monitora constantemente os sites selecionados informando sobre quaisquer atualizações.
  • Boletins por e-mail – São publicações desenvolvidas e distribuídas por empresas e organizações. O conteúdo do boletim informativo pode variar, mas ele sempre oferece conteúdo de qualidade, relevante para curadoria.
  • Contextualização – A primeira etapa do processo de curadoria de conteúdo é estimar se o conteúdo é realmente valioso o suficiente para capturar a atenção do seu público-alvo

Em caso positivo, o conteúdo deve ser aprimorado, ajustado e organizado da melhor maneira possível para agradar o consumidor. Para isso, é necessário fazer adaptações quanto à linguagem, contexto e abordagem, a fim de agregar o máximo de valor.

Escrita criativa e StortyllingPowered by Rock Convert
  • Divulgação – É preciso planejar a divulgação com base na estratégia digital da marca, definindo horários e locais estratégicos para garantir o maior alcance possível.

Você também terá que decidir quais são as melhores mídias para compartilhar o conteúdo selecionado e que canais são mais adequados para seu público-alvo: website, newsletter, redes sociais etc.

  • Avaliação da curadoria de conteúdo

Depois de compartilhar seu conteúdo, é hora de avaliar o sucesso de seus esforços de curadoria.

Avaliar o ROI da curadoria de conteúdo pode ser uma tarefa desafiadora, já que você está usando o conteúdo de terceiros. Abaixo estão algumas ferramentas que ajudarão você a fazer essa avaliação:

MÉTRICAS DE WEBSITES

– Visualizações da página – você pode acompanhar as visualizações de sua página e o crescimento do número de visitantes com o Google Analytics.

– Visitantes recorrentes – é importante captar novos visitantes, mas é ainda mais importante ter visitantes regulares. Quando um leitor retorna à sua página, isso significa que você se tornou uma fonte confiável para aquele referido tema.

Leia também:

Também é importante identificar a quantidade de leitores que retornam à sua página semanal ou mensalmente. O Google Analytics é uma das ferramentas mais completas em termos de análise de dados.

MÉTRICAS DE NEWSLETTERS ENVIADAS À LISTA DE EMAILS

– Número de inscritos – o aumento do número de inscritos em sua lista de e-mail demonstra que os visitantes do seu site gostaram de seu conteúdo e desejam ver mais.

– Taxa de cliques – este é o maior indicador do sucesso e da relevância de uma newsletter. Uma grande taxa de cliques significa que seus assinantes valorizam seu conteúdo.

– Número de cancelamentos de inscrição – O aumento do número de cancelamentos de inscrição significa que seu conteúdo não está agregando valor para seus leitores.  se o conteúdo é relevante e adapte-o sempre aos gostos e interesses dos seus clientes.

MÉTRICAS DE REDES SOCIAIS

– Aumento do número de seguidores – É importante acompanhar se o seu público está aumentando. Com base nisso, você saberá se seu público está aprovando ou não seu conteúdo.

– Curtidas e compartilhamentos – Essa é outra métrica crucial para avaliar a influência de suas publicações em redes sociais.

Conclusão

Como pudemos comprovar neste artigo, curadoria de conteúdo é muito mais do que apenas compartilhar o conteúdo de terceiros. Ela complementa a estratégia de marketing de conteúdo e pode produzir resultados surpreendentes junto a seu público-alvo se realizada corretamente.

Apesar de essa técnica não substituir a elaboração de conteúdo original de alta qualidade, a curadoria de conteúdo oferece inúmeras vantagens para alavancar seus negócios online como aumentar o reconhecimento da sua marca, transformar você em um líder/fonte de informações em seu nicho e fazer com que você ganhe credibilidade.

Comece agora mesmo a utilizar a curadoria de conteúdo e agregue ainda mais valor a seu negócio de forma simples e prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.